Os Berberes

“- Quando, muitos séculos atrás os povos a que os rum chamaram mouros vieram para o al-Andalus, nas Terras Esquecidas, nem todos eles eram árabes – continuou Gamir. – Uma grande parte era berbere, um povo que habitava o Norte de África e em comum com os árabes tinham apenas a religião. Os berberes fixaram-se nas regiões mais a norte e mais montanhosas do Garb al-Andalus, por serem as que mais se assemelhavam ao país de onde tinham vindo. Quando os rum começaram a reconquista, árabes e berberes tiveram o mesmo destino e muitos foram encantados.

Apesar de terem aprendido a língua árabe os berberes continuaram a cultivar a sua própria língua. Foi assim nas Terras Esquecidas e continua a ser assim nas Terras Encantadas.”

Ao contrário do que por vezes se pensa, o domínio islâmico da Península Ibérica não coube apenas aos árabes, mas também a outros povos que, com eles, integravam o vasto império muçulmano. Esta passagem de O Monte Sagrado faz referência a um desses povos: os berberes, que se instalaram sobretudo nas regiões montanhosas do Garb al-Andalus.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: