No Museu 5

A entrada na Gruta do Escoural faz-se através de uma passagem estreita, aberta recentemente, visto a entrada natural se encontrar numa área não visitável. No dia em que lá estive a temperatura exterior era bastante elevada, o que tornou agradável entrar no ambiente fresco do subsolo. No entanto, o jovem guia parecia não estar disposto a partilhar aquele espaço com ninguém durante muito tempo.

Depois de uma breve introdução durante a qual fomos informados de que teríamos de pagar 1,5 € para visitar a gruta e que, no seu interior, não seria permitido tirar fotografias ou filmar, o guia deu inicio à curta expedição que se resumiu a uma apresentação muito rápida das pinturas e gravuras – todas elas mais pequenas do que eu imaginara e, infelizmente, já pouco nítidas – e a alguns breves comentários acerca da utilização da gruta como necrópole.

Ao fim de cinco minutos estávamos de regresso à estreita passagem que nos devolveria ao calor do Verão alentejano. As perguntas que fizemos sobre as gravuras, tentando tirar algum proveito da visita, tiveram respostas vagas e enfadadas por parte daquele jovem que não entendia por que razão continuávamos ali e não o deixávamos em paz.

Tão desinteressante como a pessoa que nos conduziu durante o rápido périplo pela gruta foi descobrir que todo o espólio ali encontrado havia sido removido e espalhado por vários museus, quando seria muito mais interessante observá-lo in situ.

O episódio mais emocionante desta visita à Gruta do Escoural foi a presença de um morcego que esvoaçava por cima de nós.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: